sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Não se fazem mais

Não se fazem mais nada como antigamente.

Com certeza você, caro amigo leitor, lembra de como as coisas eram antigamente. Não?

Antigamente, as coisas eram diferentes. Não vou dizer que eram melhores ou que eram piores, apenas diferentes.  É difícil de explicar, estou falando da essência das coisas, da forma como elas tomaram um certo espaço em nossa vida e vão tomando proporções que deveriam ser pra melhores, mas simplesmente não são.

É como se antigamente, as coisas fossem feitas mais com o coração, com um toque mais pessoal, mais bem trabalhado, não sei. Tenho que dar exemplos aqui para firmar fatos e então vocês leitores, entenderam do que falo. Comecemos então a refletir sobre mundo moderno e questões relativas a ele.

- Música

coldplay lyrics Isso é fato. Não se fazem mais música como antigamente, não se fazem mais bandas como antigamente e não se fazem bons álbuns como antigamente. Como posso ser mais claro em relação a isso?

Hoje as bandas que lideram o rock mundial são Coldplay, The Strokes, enfim, várias outras do British Pop. Ruins? Não, jamais. Curto muito Coldplay, todos os seus álbuns são excelentes e, apesar de não conhecer muito os Strokes eles até que são legaizinhos.

Mas... comparemos as bandas atuais com as bandas dos anos 60. Naquele tempo haviam os Beatles (que se tornariam a maior banda de todos os tempos. De todas as semanas.), Creedence, The Kinks, isso pra não citar outras menos conhecidas. Como podemos comparar as bandas de hoje, que são totalmente marketeiras com as bandas de antigamente? Impossível isso, as bandas de hoje não criaram revoluções como os Beatles criaram.

1168182516_f Comparemos agora com a época de 70. Pra citar poucas bandas, fiquemos com Ramones, Sex Pistols e Iron Maiden. Não sei exatamente se Black Sabbath é dos anos 70 (wikipedia neles), mas coloquemos eles aqui. Ramones e Sex Pistols foram uma das bandas que mudaram o que a gente chama de punk aqui nesse mundo. Não preciso nem citar a influência deles sobre o mundo da música. Totalmente revolucionários e inovadores, isso unido a punk rock e muito humor com tosqueira. Iron Maiden, não preciso nem citar, eles de fato são os deuses do metal. Qualquer pessoa que negue que Iron Maiden é a maior banda do mundo hoje, não sabe o que é rock e por favor, se dane com suas bandinhas alternativas aí. O dia que qualquer banda aprender a fazer um show tão inesquecível quanto o do Maiden, voltem a discutir.

metallica Época de 80 foi a glória do metal. Bandas como Slayer, Sepultura, Metallica, sem contar diversas outras, surgiram nessa década. Hoje, temos que nos contentar com Cradle Of Filth. É lamentável, eu sei.

Anos 90 começou a decadência. Ainda nessa época tivemos grandes nomes como Nirvana, Green Day, Red Hot Chilli Peppers (que eu não sei se é de 80 ou 90), Raimundos, Guns N Roses (que estourou no final de 80, mas grande parte de sua glória foi nos 90) e diversas outras bandas que fizeram parte da minha infância rockeira (o pessoal vai gastar por eu ter dito essa frase...).

Agora analisemos... os Beatles escreveram diversos álbuns lendários como o nirvanaálbum branco, Sgt. Pepper Lonely Heart Club Band, Rubber Soul, Abbey Road, enfim, diversos. Creedence, entre muitos clássicos, escreveu "Have You Ever Seen The Rain?", The Kinks, pasmem, já ouvi falar que o guitarrista deles que inventou mediante gambiarras, a distorção na guitarra.

Os Ramones escreveram diversos clássicos como Blitzkrieg Bop, Rock n Roll High School, I Wanna Be Sedated, Sheena Is a Punk Rocker. Sex Pistols escreveu o álbum "Nevermind The Bollocks, Here´s The Sex Pistols", Iron Maiden eu nem vou citar os clássicos da banda, mas ouçam Fear Of The Dark, Run To The Hills, Powerslave, The Trooper, e mais qualquer outra música deles. Se possível, ao vivo. Aí sim, vai entender o que é a maior banda do mundo.

f7 Slayer, Sepultura e Metallica são base das bandas de peso hoje. Discos como Reign In Blood, Roots, Master Of Puppets e ...And Justice For All são os que de fato mudaram a face do metal / trash.

Os anos 90 foram bem proveitosos para o rock. Nevermind do Nirvana, Dookie do Green Day, Californication do RHCP, Use Your Illusion do Guns e muitos outros discos. Analise bem tudo isso.

Toda essa reunião de discos clássicos do rock. DETALHE QUE EU NÃO CITEI BANDAS como Kiss, Led Zeppelin, Rolling Stones, Dire Straits, Pink Floyd, Rush, Janis Joplin, Jimi Hendrix, The Doors, Queen, Aerosmith, Bad Religion, Legião Urbana, Oasis, Pantera, RAUL SEIXAS, Uriah Heep, Van Halen, The Cure, The Smiths, The Police, U2, The Clash, Camisa de Vênus, Rage Against The Machine, Cássia Eller, Renato Russo, Titãs, Paralamas do Sucesso, Pearl Jam, Silverchair, Mamonas Assassinas, David Bowie, Audioslave, e eu não tenho saco de ficar lembrando...

Agora, considere todos esses artistas e o que eles fizeram.

HOJE, tem algum que chegue perto? NÃO. Após o ano 2000 só tem bandas podres por aí, não tem mais som legal, bandas boas, clássicos. Estamos falando de lendas mesmo, músicas que serão pra sempre lembradas como Sweet Child O´Mine do Guns, e não aquela lá do Paramore que semana que vem já não está mais no top 10. Tudo agora é comercial, é imagem e bandas podres. Não se fazem mais bandas como antigamente.

O amor à música antes era maior. Hoje esses caras só querem saber de dinheiro. Tá, todo mundo precisa de dinheiro, mas esses caras não fazem música boa pra merecer. Quer ver? Hoje em dia não há mais bandas ganhando tanto dinheiro como antigamente. O Metallica é podre de rico, por que tem 20 e tantos anos de banda e é uma das maiores do mundo. Iron, nem se comenta. E depois do ano 2000, nada. Nenhuma banda que mereça o pedestal de boa banda. Quando muito o System que eu acho excelente, mas eles foram criados nos anos 90.

Não se faz mais música como antigamente. Música que vira clássico, vira lenda. Que não fique semanas no Top10, mas fica a vida inteira na mente. Por favor, apareça alguma banda que consiga fazer isso.

Não se faz mais músicas como antigamente MESMO.

- Jogos

snes Pra entender, é necessário que voltemos um tempo atrás. Lembra-se do SNES? Cheguei a jogar muito o SNES, e até mesmo um pouco de NES e repito: aquilo que era diversão pura.

Não sei se era o jogo ou por que eu era uma criança, mas aquilo realmente mudou o rumo da minha infância e nada como relembrar velhos tempos. Super Mario World, Super Metroid, Sunset Riders, The Legend Of Zelda: A Link To The Past, Contra, Biker Mice From Mars, Rock n Roll Racing, Donkey Kong 1, 2 e 3, aquele do Mickey que eu não lembro o nome que ele troca de roupinha atrás de uma cortininha e ganha as habilidades da roupa... exemplo, se ele se vestisse de mago, ele poderia lançar magias, bombeiro ele tacava água e enfim...

super-mario-world E tinha aquele outro do Mickey que ele se juntava ao Donald. O Mickey com uma armadura de cavaleiro e o Donald em um barril. Cara, aqueles jogos eram fodas. Somando tudo, joguei milhões de horas no meu SNES.

Depois veio o PS1. Nem preciso citar o quanto as pessoas empolgaram com esse videogame. Muitos jogos excelentes, foi realmente um console que vendeu muito bem, e com jogos muito bem produzidos para eles. Até hoje me arrisco a jogar games do PS1 sem ficar vizando essa putaria de gráfico.

Enfim, entenderam o que eu quis dizer? Videogames sofreram 2 tipos de evolução pra pior e diversos pra melhor!

1 - Hoje os games não dão mais a mesma diversão que dava nos meus tempos de infância. Talvez seja eu que cresci, mas a magia de jogar horas de Super Mario World são incomparáveis. Hoje os games só visam gráfico e engine da física. Não visam diversão, não visam aguçar a vontade do jogador de continuar, de ficar horas. Simplesmente evoluem os gráficos e te exigem a comprar equipamentos cada vez mais caros para manter seu padrão de jogos.

2 - Os videogames estão cada vez mais frágeis também. Um SNES aguentava sem gemer uns 250 tombos no chão, daqueles bem dados pelo priminho que tropeçou no fio da manete e acabou mandando o coitado pro chão sem prévio aviso. O SNES aguentava firme, muitas vezes sem nem mesmo travar o jogo. Era coisa fina, tinham que ver. Agora, experimente tacar um XBOX 360 no chão pra você ver o inferno na terra que arrumam.

As evoluções pra melhor são que os jogos estão cada vez mais interativos, mais bem trabalhados visualmente, muitas coisas a se fazer, etc. etc.

Mas mesmo assim, não superam os games antigos! Cara, é foda jogar Super Mario World. Pra se divertir com jogos no seu PC não precisa gastar nem um centavo com placa de vídeo nem memória, é só fazer download de um emulador de SNES ou GBA e sair por aí caçando roms internet afora. É viciante.

Eu por exemplo no momento, acabei de jogar uma boa dose de Chrono Trigger, um dos melhores RPGs já feitos. Requisitos? Meu filho, emulador de SNES, QUALQUER CARROÇA RODA. Não to zuando, meu primeiro PC (Pentiunzinho, 100mhz, 8Mb RAM) rodava SNES LISINHO.

Fuck you next-gen.

Ops, melhor não... GTA 4 tá lançando e eu tenho que trocar meu PC pra rodar ele! xD

Nenhum comentário:

Postar um comentário