Quando eu não estou no trampo, na escola, ou em qualquer outro lugar que eu tenha minha atenção voltada para a razão pela qual eu fui, eu estou trabalhando a minha mente. Segundo estudos médicos, meu QI se compara a de uma porta. Giratória.
Li em algum lugar, que garanto, não é parachoque de caminhão, que ler é um bom alimento para a mente. A minha estava de dieta, mas agora eu vou começar uma engorda intensiva e minha mente vai pesar mais que americano comidor compulsivo de McDonalds criado em apartamento.
E é claro, já comecei essa dieta a um tempo atrás. Ando lendo livros da Agatha Christie, que apesar de ter cara de velha reumática com 4 pontes de safena, escreve bem pra caramba. Nunca pensei que fosse virar fã de uma aposentada, mas se ela escreve livros tão bons daqueles, garanto, as circunstâncias mudam.
A parada é a seguinte, li tantos livros da sujeita que não me lembro como é o enredo de alguns... no "Assassinato no Expresso do Oriente", um sujeito é assassinado a facadas dentro do vagão de um trem. No "Morte nas Nuvens", a mulé lá bate biela dentro de um avião, e por aí vai. Recentemente li um chamado "O Caso dos Dez Negrinhos".
Eu garanto, o livro é mó soturno. Dez pessoas vão para uma ilha (dãã), e lá, na casa que dentro da ilha existe, foi afixado o seguinte poema no quarto de cada hóspede:
"Dez negrinhos vão jantar enquanto não chove; Um deles se engasgou e, então ficaram nove.
Nove negrinhos sem dormir: não é biscoito! Um deles cai no sono, e, então ficaram oito.
Oito negrinhos vão a Devon em charrete; Um não quis mais voltar, e então ficaram sete.
Sete negrinhos vão rachar lenha, mas eis Que um deles se corta, e então ficaram seis.
Seis negrinhos de uma colméia fazem brinco; A um pica uma abelha, e então ficaram cinco.
Cinco negrinhos no foro, a tomar os ares; Um ali foi julgado, e então ficaram dois pares.
Quatro negrinhos no mar; a um tragou de vez o arenque defumado, e então ficaram três.
Três negrinhos passeando no Zoo. E depois? O urso abraçou um, e então ficaram dois.
Dois negrinhos brincando ao sol, sem medo algum; Um deles se queimou, e então ficou só um.
Um negrinho aqui está a sós, apenas um; Ele então se enforcou, e então sobrou nenhum
Pois é véio... tudo muito tranquilo, até que fode legal quando o primeiro cara, bem no meio de uma reunião, bebe um gole de conhaque e "pum", cai morto no chão. Depois uma lá desmaia, e no outro dia não acorda. Morta também. Outro cara fica fora da casa um tempão, e quando um sai à procura dele, volta informando que ele foi encontrado morto. O outro logo de manhã é encontrado morto com uma machadada na cabeça. Outra hora uma véia morre de picada de abelha. Aí um caboco morre lá de uma forma que sinceramente, juro que eu não sei como...
Ah é, tiro na área da testa, só que ele tava vestido feito um juiz de tribunal, sabe coé? Tipo aquelas peruquinhas toscas e aquela toga de babador que faz a única parte ruim de ser juiz. Cara, você ganha pra pôr vagabundo na cadeia e mandar os outros calarem a boca. Putz, deve ser ótimo. Mas que seja. Aí outro morre afogado, outro de tiro e o último se enforca.
O livro é sinistro é soturno. A cada página você fica julgando falso testemunho: "Ha-há, é ele, aposto!". Aí o cara vai e
aparece morto. "Fidumaégua, então é ele!", e o cara aparece morto. Não tem como, se você não tiver um instinto detetivesco dentro do seu sangue a ponto de olhar pra um personagem e desconfiar da moral humana dele, você não descobre quem é. Vale até fazer bolão consigo mesmo pra ver quem é o assassino, aí as chances de ganhar são maiores.
O livro foge um pouco do padrão da Agatha Christie, por que o normal da muié é o seguinte: um assassinato, supostas testemunhas, um detetive e o desenrolar da história. Esse foi diferente, as potenciais vítimas eram os próprios detetives, e um deles era o próprio matador-psicopata-com-sede-de-sangue-e-sofrimento-alheio.
Acontece. Enfim, é um livro que eu recomendo a leitura, simplesmente pelo fato de ser diferente, o tipo de livro que você pega pra ler e lê até o final.
Eu indico também QUALQUER livro dela. É simplesmente o tipo de história que prende sua atenção e só solta no final. Foda demais. E o melhor de tudo é que em qualquer biblioteca pública se encontra um numeroso acervo de livros dela à disposição. Não hesite em ler todos se você puder.
Agora, se não gostou, vai se ferrar. u.u
Nenhum comentário:
Postar um comentário